Uma dúvida bastante frequente que ouvimos de nossos alunos, principalmente daqueles que estão iniciando no Método, é: qual é a roupa para Pilates ideal?
Para praticar Pilates não é necessário nenhum tipo de vestimenta especial, entretanto, é extremamente importante utilizar roupas confortáveis e práticas, que não atrapalhem a execução dos exercícios.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você instruir seus alunos, para que eles consigam aproveitar ainda mais as aulas com conforto, segurança e sem preocupações durante os movimentos. Continue lendo e confira!
Quais são os modelos de roupas para Pilates mais indicados?
Como o Método envolve exercícios que movimentam todo o corpo, para que haja um melhor aproveitamento, exige-se usar uma roupa para Pilates adequada.
A vestimenta não precisa ter nada de diferente, inclusive, é possível reaproveitar roupas utilizadas em outros tipos de atividades físicas, desde que elas proporcionem bastante flexibilidade.
Sendo assim, a única exigência da roupa para Pilates é a elasticidade! O aluno deve optar por modelos que ele se sinta bem e que também, não reduza a sua mobilidade e o deixe executar movimentos livres.
Outro ponto bem importante na hora de escolher a roupa para Pilates é que nós instrutores precisamos ver o corpo do aluno a fim de corrigir os movimentos e postura durante a realização dos exercícios; portanto, o ideal é que as roupas sejam mais justas.
Uma boa estratégia para ensinar ao seus alunos no momento de decidir qual vestimenta utilizar, é simular ainda em casa alguns dos movimentos realizados na aula de Pilates. Se ele se sentir bem, confortável e flexível, com certeza a roupa está adequada!
Alguns tecidos são mais indicados para a prática, como:
- Tactel;
- Lycra;
- Malha;
- Elastano;
- Suplex;
- Cotton.
Os tecidos dry fit também são ótimas opções, principalmente para praticantes que suam bastante, já que a sua tecnologia permite a rápida evaporação de líquidos e maior conforto térmico.
Roupa para Pilates em dias de calor
Sabemos que as estações do ano influenciam na escolha das roupas. Por isso, em dias mais quentes, o aconselhável é utilizar tecidos e modelos mais frescos.
Uma alternativa para substituir a legging, é optar pelos shorts, bermudas, tops e até mesmo os macacões fitness. Além de ser uma super tendência, eles permitem a flexibilidade e mobilidade necessária para realizar os movimentos.
E se seu aluno for do time que não gosta de roupas muito justas ao corpo, a opção é utilizar uma camisa larguinha e mais comprida atrás.
Roupa para Pilates em dias de frio
Para que seu aluno não fuja da aula de Pilates nos dias mais frios, a solução é recorrer à blusa de manga comprida – de preferência sem zíper – e calça.
Polainas e meias antiderrapantes também são boas opções para manter-se quentinho durante as estações de baixas temperaturas.
Pode utilizar acessórios?
Diferente das outras modalidades, o Pilates não pode ser feitos com tênis. Por isso, como mencionamos anteriormente, as meias antiderrapantes ou meias-sapatilha, podem ser utilizadas por alunos que não gostam de fazer as atividades descalços.
Outro acessório que também pode ser bem útil para os Pilateiros são as luvas, elas protegem a pele da formação de calosidades e ainda, proporcionam mais segurança durante a execução dos exercícios.
Brincos, anéis, relógios, colares, pulseiras e óculos devem ser dispensados das aulas de Pilates. E para os alunos que possuem cabelos compridos, a dica é deixá-los sempre bem presos para não atrapalhar.
Quais roupas os alunos não devem usar?
Um grande mito presente em nosso dia a dia, é que o uso de roupas quentes ajudam a acelerar a queima de calorias. Entretanto, quando transpiramos, não significa que estamos emagrecendo, mas sim, perdendo água e sais minerais do nosso corpo.
As vestimentas mais largas podem ficar enroscadas em algum equipamento e podem deixar o aluno desconfortável ao mostrar sem querer alguma parte do corpo. Dica: quando for realizar posições invertidas, sugira que o praticante prenda a camisa na calça, evitando que ela suba e exponha seu corpo.
Lembre-se sempre, a roupa para Pilates deve ser justa e não apertada!
Roupas quentes, pesadas e justas demais, atrapalham a circulação, abafam a transpiração e podem nos deixar desidratados e com sensação de mal estar.
Conclusão
Não há desculpas para não praticar o Método! Além dos diversos benefícios proporcionados, a roupa para Pilates não tem nenhuma exigência específica, basta ser confortável e com elasticidade para aproveitar o máximo de cada exercício.
Ah, você sabia que a VOLL possui uma marca de roupa para Pilates em parceria com a Pratyque? Além da grande variedade de estampas e modelos, todas as vestimentas foram elaboradas pensando na execução dos movimentos livremente.
E o melhor de tudo, todos os leitores do Blog Pilates tem 15% DE DESCONTO em qualquer peça da VOLL Fitness utilizando o cupom “voll”. Clique e garanta agora!
Este conteúdo apareceu primeiro em: Blog Pilates – O maior blog de Pilates do Brasil https://ift.tt/2D8d18d
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário